Atualmente, a instituição é composta por 31 profissionais, 9 cedidos pela PMVR e 22 funcionários diretos da APADEFI. A captação dos recursos é feita através das esferas Municipal (PMVR), Estadual (FIA), Federal (SAC Federal, SUS) e Projetos (Conselho Municipal Assistência Social e CMDCA, FNDE – Ministério da Educação), Capemi – Previdência e Seguros, e outros apoiadores como empresas e pessoas físicas através de doações mensais ou pontuais. Possui sede e foro no Município de Volta Redonda, Estado do Rio de Janeiro, com estatuto registrado sob nº 3290, Livro/Folha A-6, Folha 50/52.
Por meio de parcerias com setores da iniciativa privada, a APADEFI instituiu em sua sede um Laboratório de Tecnologia Assistiva. Este laboratório é composto computadores e outros equipamento de informática adaptados, bem como de softwares específicos, como o Vox4All.
É ofertado atendimento para pessoas com deficiência física que demonstrem severa dificuldade de comunicação e expressão, trabalhando em conjunto com a Estimulação Precoce, a Estimulação Essencial e a Fonoaudiologia. Os usuários aprendem a utilizar os softwares específicos, os quais são aplicados em ferramentas como tablets e integrados, por exemplo, às suas cadeiras de rodas, possibilitando que eles se comuniquem no dia a dia por meio desta tecnologia assistiva.